Saiba Mais Sobre Os Uniformes Militares Suas Camuflagens e Quais Usar

Quando entramos no airsoft, buscamos sempre o máximo de realismo possível. E uma das primeiras coisas que fazemos é comprar um fardamento militar! Queremos ficar o mais parecidos possível com nossos heróis, do exercito ou da marinha.


Porém, depois de comprar aquela bela farda do Exército Brasileiro, ou mesmo da Marinha e/ou Aeronáutica, ou americana como multicam que é uma das mais usadas, a gente vê o pessoal comentando em grupos de airsoft que este tipo de veste não é permitida.


Farda Marpat Digital Serra Marinha Americana


Mas será verdade? Para responder essa pergunta, buscamos a resposta junto às leis de nosso país, e o que encontramos foi definitivo: REALMENTE NÃO PODE!


Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980, que dispõe sobre o estatuto dos militares, e sancionada pelo Presidente da Republica na época, em seus artigos 76 e seventy nine deixam claro a proibição à este uso.


Segue transcrição parcial dos artigos:


Artwork. seventy six. O uniforme militar das Forças Armadas, com seus distintivos, insígnias e emblemas, são privativos dos militares e simbolizam a autoridade militar, com as prerrogativas que lhe são inerentes.
Parágrafo único. Constituem crimes previstos na legislação específica o desrespeito aos uniformes, distintivos, insígnias e emblemas militares, bem como seu uso por quem a eles não tiver direito.


Art. seventy nine. É vedado às Forças Auxiliares e a qualquer elemento civil ou organizações civis usar uniformes ou ostentar distintivos, insígnias ou emblemas que possam ser confundidos com os adotados nas Forças Armadas.
Parágrafo único. São responsáveis pela infração das disposições deste artigo, além dos indivíduos que a tenham cometido. Os comandantes das Forças Auxiliares, diretores ou chefes de repartições, organizações de qualquer natureza, firmas ou empregadores, empresas, institutos ou departamentos que tenham adotado ou consentido sejam usados uniformes ou ostentados distintivos, insígnias ou emblemas que possam ser confundidos com os adotados nas Forças Armadas.


Além disso, existe a tipificação do criminal offense no CPM(Código Penal Militar), no artigo 172:
Art.172. Usar, here indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tenha direito – Pena: detenção, até six meses. 
(No remaining do texto, deixaremos a fonte para melhor apreciação da lei).


Por isso, mesmo que em áreas privativas, não devemos usar este tipo de fardamento.


Primeiro por que somos praticantes de airsoft, honramos nossas leis e temos orgulho de nossos militares. Por isso, não fazemos nada que desabone esta honra e orgulho. E para usaser seu uniforme multicam ou de outra camuflagem, faça uso em apenas lugares permitido para que o airsoft possa sempre continuar sendo um esporte respeitado.


Além disso, precisamos sempre ter por bom senso. O nosso esporte já tem um certo tipo de preconceito. Precisamos de muita responsabilidade ao praticá-lo. E não podemos dar brechas e motivos para nos limitarem ainda mais.


Farda Militar Multicam Airsoft Bravo


A solução para a busca do Milsim é  usar fardas de outros exércitos, como a Marpat Electronic, Woodland, entre várias outras.


Camuflagem multicam


A camuflagem no uniforme militar é uma arma fundamental em qualquer tipo de combate. Na guerra então, ela pode fazer a diferença entre a vida e a morte de um soldado.
O objetivo não é fazer o soldado sumir, mas confundir a percepção do oponente ao ponto dele não ter certeza sobre a presença ou da silhueta do inimigo.


Após investir milhares de dólares em pesquisas de variados tipos de camuflagem multicam, esta empresa obteve uma padronagem que se adapta ao regional onde o soldado está, como a pele de um camaleão. Em alguns casos é impressionante. As fotos lá do web-site não foram editadas nem melhoradas digitalmente. O exército dos Estados Unidos testou com sucesso a nova camuflagem tecnológica. Aqui em baixo vemos um comparativo da camuflagem comum das forças armadas e da tal calça Multicam.


Então, se quer realmente ser um jogador de airsoft, faça sempre o certo. Não busque dar aquele “jeitinho”, ele não é bem-vindo no airsoft!


 


Camuflagem Marpat digital serra


Electronic Desert ou MARPAT Deserto – Desenvolvido pelo Corpo de Fuzileiros dos EUA, o MARPAT tem uma exposição estratégica de cores para dificultar a percepção pelo olho humano, de forma que a mudança de cor não é percebida e se integra melhor que os tipos citados anteriormente. Esta é a mesma camuflagem da marinha americana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *